Tips: Livros sobre moda

06/02/2014 - por


É a primeira vez que comento sobre livros por aqui. Alguns livros de moda são fundamentais para a compreensão dessa tão complexa engrenagem que movimenta bilhões e bilhões de dólares anuais.

Olhem só minhas 5 tips de leitura fashion para quem se interessa pelo assunto!

 

livros-de-moda_sweetlittletips

 

1IMPÉRIO DO EFÊMERO

Do filósofo francês Gilles Lipovetsky, um clássico obrigatório a todos os estudantes de moda e aos interessados sobre a função comportamento e a influência social da moda no era pós moderna. Mostra o grande poder que esta indústria exerce em nosso dia a dia.

·

2 FETICHE: Moda, Sexo & Poder 

A historiadora Valerie Steele usa a moda como meio simbólico para desvendar o fetiche. Ela relaciona teorias freudianas para explicar os desejos e como a moda é um fator fundamental quanto o assunto é sexo. Um livro curioso e muito interessante de se ler, tanto pela moda, quanto pelas questões psicológicas.

·

3MODA & INCONSCIENTE: olhar de uma psicanalista

Neste pequeno livro, a psicanalista Pascale Navarri nos mostra um lado mais ditatorial da moda e como nós somos influenciados para aceitar ou mudar nossa própria imagem para atender os padrões vistos nas revistas e sites de moda. Para Pascale, tudo começou quando foi comprar uma calça jeans nova, ela queria uma igual, mas a vendedora a informou que aquele modelo calça não se usava mais. Como uma psicanalista, ela discute no livro que é esse “não se usa mais”. É muito interessante e nos faz pensar.

4FASHION AT THE EDGE

Embora eu já tenha lido, ainda quero comprar este livro! Infelizmente ele não possui tradução para o português. O livro é a tese de mestrado de Caroline Evans que discute com brilhantismo o ‘edge’ na moda atual. Focada nos trabalhos dos geniais Alexander McQueen, Olivier Theyskens e Hussein Chalayan, Evans mostras as influências e as importâncias nos trabalhos destes e outros designers para a moda. É um livro carregado de informações das histórias da moda e da arte, não é indicado para iniciantes no assunto.

·

5MODA & GUERRA: Um retrato da França ocupada

Para os amantes de história, este livro é uma mega tip! É um dos meus livros favoritos de moda. Dominique Veillon mostra a importância política que a moda teve durante o período de ocupação alemã em Paris. As roupas eram uma “arma” que os franceses usaram contra aos nazistas para mostrá-los que o orgulho de ser francês não havia morrido. Um livro muito dinâmico e com uma história impressionante.

·

·

Fotos: reprodução, montagem site SLT



CATEGORIA: Cultura / For Men / Moda
COMPARTILHE:




Posts Relacionados

 


Comente no SLT





SLT ADORA!     •     FALE COM A CARINA     •     ANUNCIE




Licença Creative Commons

Sweet Little Tips de Carina Costa é licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported.
Based on a work at carinacosta.com.br.

desenvolvido por JMZDESIGN